sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

LONDRES SOBRE DUAS RODAS…

 Amigos primeiramente desculpa a demora pra escrever, é que o tempo ta curto rsss, mas segue ai uma matéria bem interessante que publiquei na minha coluna Mapas do Sabor da Revista TNR Magazine.

Muitas as cidades na Europa incentivam o uso da bicicleta como meio de transporte. Londres, capital inglesa, é um grande exemplo disso. Além do respeito dos motoristas, a cidade oferece ciclovias, ciclo faixas, bicicletarios públicos, e desde 2010, disponibiliza um eficiente modelo de aluguel de bikes para quem quiser ir e vir pedalando.




O sistema é conhecido como Barcleys, ou Boris Bike, é simples, barato e eficiente. Basta ter um cartão de crédito e alugar a bike por hora, dias, semanas, meses ou até por ano. No uso por hora, os primeiros 30 minutos e grátis, e a primeira hora custa mais ou menos quatro reais. 
A região central da cidade, onde estão algumas das principais atrações turísticas, existem vários pontos de retirada e devolução das magrelas. Por ser plana Londres é uma cidade muito agradável de ser vista dessa maneira. Mas é preciso ficar atento a famosa mão inglês, na Inglaterra o sentido das ruas é ao contrario do nosso.
Durante a primavera e o verão, ou até mesmo no outono, a cidade se enche de beleza, luz e de um sol morno que nos convida aos passeios externos. Com tantas vantagens e incentivos, vale a pena passar um dia admirando a arquitetura, os canais, parques e monumentos de uma das capitais mais belas da Europa. A seguir, sugerimos um roteiro de um dia inteiro pra você.


  




DESCUBRA A GALERIA SAATCHI
Londres tem uma variedade incrível de museus e galerias, para todos os estilos, tamanhos e sobre temas variados. Uma das galerias mais interessantes, mas que nem sempre esta nos roteiros turísticos tradicionais, é a Saatchi Gallery – www.saatchi-gallery.co.uk Criada há mais de 25 anos, ela exibe obras de arte contemporânea de jovens e consagrados artistas de todo o mundo. As salas amplas e brancas, com pé direito de mais de seis metros abrigam obras e instalações, a maioria delas politicamente provocantes. Depois de tomar o tradicional café da manha inglês com direito a ovos, bacon, torradas, salsicha, cogumelos fritos e feijão, de um pulo na Saatchi. Não muito tradicional, mas merecedora de uma visita demorada. A entrada e gratuita para todas as exibições.




ALMOÇE NO FIRST OUT
Tradicional café gay friendly da cidade, o Fist Out – www.fistoutcafebar.com fica bem no centro de Londres. É pequeno, mas confortável, excelente para quem viaja em companhia de uma ou duas pessoas e busca locais com baixo fluxo de turistas para comer tranquilamente. No cardápio, pratos vegetarianos e vegan, tortas, quiches, sopas, saladas e massas, cafés, sucos naturais e chás. Não deixe de provar o flapjack que na receita tradicional é uma espécie de barra de cereais à base de aveia, mas no First Out também leva abricó. À noite, o café transforma o piso inferior em um movimentado pub.




SESTA NO SOHO SQUARE
Numa rua tranquila, paralela à movimentada Oxford Street, a praça do Soho já foi um extenso campo que só terminava onde hoje é o West End londrino. Atualmente, Soho é uma dessas praças pequenas, como as de bairro. Por isso mesmo, é aconchegante e intimista. Sua grama bem tratada, enfeitada com flores da época, serve de cama a quem quiser fazer a sesta, especialmente no dia de calor. Durante a primavera e o verão, a praça fica cheia de homens e mulheres vestidos socialmente que, na hora do almoço, tiram os sapatos, afrouxam a gravata e degustam seus sanduiches naturais num clima bucólico, longe da loucura apressada da Oxford Street.




FOTOGRAFIA DE BRINQUEDO
Você já deve ter ouvido falar em lomografia ou câmeras fotográficas do tipo lomo. Ou, certamente viu uma foto feita por essas maquinas. As Lomos são câmeras fotográficas pequenas, robustas, com lente de baixa precisão óptica e mecanismo rústicos, criadas na União Soviética, no início da década de 1980. Atualmente, as Lomos viraram moda por oferecerem diferentes maneiras de captar a imagem. Em diversas capitais do mundo, há lojas específicas de Lomo, que vendem câmeras, filme, flashes, camisetas, álbuns e outros componentes e acessórios. Em Londres, fica próxima a Carnaby Street, famoso calçadão de lojas. Registrar a cidade com uma dessas câmeras garante, sem duvida, belas imagens. www.lomographylondon.co.uk




PASSEIO NO HYDE PARK
Nada mais inglês do que aproveitar o tempo de sol e clima ameno em um parque. Já indicamos o Soho Square, mas se quiser um pouco mais de movimento e espaço – muito mais espaço, aliás, coloquem um frisbee na bolsa e vá se divertir no belo Hyde Park (www.royalparks.gov.uk/Hyde-Park). Com seu vasto e bem cuidado gramado, mais de quatro mil arvores espalhadas em 142mil m², lago, muitas crianças, cachorros, famílias inteiras, o Hide Park em um dos melhores exemplos de como os ingleses sabem aproveitar bem e conservar os espaços públicos de que dispõem.






CAFÉ ENTRE BIKES
Antes da tradicional point do fim do dia, dê uma passada num interessante café próximo ao metrô Old Street. É o, Look Mum No Hands , isso mesmo, “Veja mãe, sem as mãos” frase clássica de criança que se exibe para a mãe enquanto pedala. O café é um ponto de encontro de bikers e oferece, além de café, cerveja e petiscos, alguns acessórios e componentes para bike e para ciclistas. O ambiente é descontraído, decorado com irreverência e, volta e meia, há exibição de algum vídeo sobre bicicleta no telão do café. Uma passada por não fica menos que R$30,00. www.lookmumnohands.com








CLICHÊ NECESSÁRIO
O The Tem Bells é um dos mais tradicionais pubs londrinos, em funcionamento desde a década de 1750. Diz a historia que Jack, O Estripador, frequentava o pub em meados do século 19 para escolher as prostitutas que iria assassinar. À parte a história tétrica do lugar, o pub fica em uma região muito agradável de Londres, conhecida como Shoreditch, apinhada de bares, lojas independentes, galerias, feiras, casas de comida artesanal e outros estabelecimentos marcados pela originalidade. Além do gosto da cerveja inglesa, você pode apreciar um vinho, na maioria orgânicos, para acompanhar o bar serve tapas deliciosas, preparadas ali mesmo no balcão, tem um happy hour de ostras por 1 dolar todos os dias até as 19h, aos domingos, sempre um prato especial feito por um dos donos ou bartenders, repare também na arquitetura do local, nos móveis de madeira escura, nos detalhes do balcão e nos belos azulejos que cobrem algumas paredes. Só pra lembrar deixe reservado uns R$ 100,00 pra gastar aqui. O The Ten Bells só não abre às segundas-feiras, e fica na 84 Commercial Street, E1 6LY.







Galera depois me contem suas experiencias em Londres, de Bike é bom pakass!!!

Grd Abraço  


Nenhum comentário:

Postar um comentário