Boa noite amigos…
Qual sua bebida preferida? Whisky, vinho ou Cerveja? Blumenau cidade do sul do Brasil que sedia a Oktoberfest brasileira, em seu inicio já chegou a ter 20 cervejarias que acabaram sendo absorvidas pelas grandes empresas. A cidade possui o único museu da cerveja do Brasil, ali o visitando assiste a um vídeo de 8 minutos que conta a história das cervejarias na região e o orienta sobre o roteiro antes de conhecer peças e fotografias antigas que revelam como era o processo de fabricação de cerveja pelos alemães pioneiros. Atualmente além da Oktorberfest realizada durante 18 dias do mês de outubro, Blumenau realiza o Festival Brasileiro da cerveja e festas germânicas como a Stammtisch , que celebra a amizade com cerveja, obvio.
Atualmente, 11 cervejarias do Vale do Itajaí estão abertas para visitação publica, mediante agendamentos, a maior parte delas possui bares ou restaurantes anexos que permitem a degustação. Borck a mais antiga delas, esta localizada no município de Timbó com apenas 16 anos, e a mais nova, com 5 anos, Königs Bier fica em Jaraguá do Sul, todas elas mantem a tradição germânica.
Para os apreciadores dessa paixão nacional, esta semana vocês poderão participar do Festival Brasileiro da Cerveja edição 2012, no parque Vila Germânica, na cidade de Blumenau, o evento tem inicio na quarta-feira 21 e vai até sábado. Além de experimentar rótulos artesanais de todo o país, o publico poderá participar de workshops, palestras, uma amostra competitiva de filmes sobre cerveja, apresentações musicais e conhecer melhor a arte de harmonizar a bebida na gastronomia.
Família LAGERS: Cervejas de baixa fermentação. Normalmente são cervejas douradas e filtradas, mas também temos as variações escuras.
Exemplos de Lagers:- Pilsen: cerveja clara, filtrada, leve amargor, original da cidade de Pilsen.
- Malzbier: malte caramelizado, cerveja escura e adocicada.
- Bock: cerveja avermelhada, teor alcoólico entre 6%.
- Weizenbier, Weissbier ou Weisse: cervejas de trigo, geralmente não filtradas.
- Stout: malte tostado, cerveja escura, médio/alto amargor.
- Trapista: cerveja feita pelos monges trapistas Belgas
- Glühbier: do alemão Glüh = incandescente + Bier = cerveja – é uma cerveja que deve ser colocada em banho-maria.
Família LAMBICS: Cervejas de fermentação espontânea. São bem distintas. Lembram a sensação de estar bebendo um vinho espumante.
Exemplos de Lambics:- Faro: cerveja lambic com adição de açúcar
- Geuze: blend de cervejas lambic.
- Kriek: cerveja lambic com adição de cerejas durante o período de maturação em barrica.
Como você viu, dentro das três famílias temos uma variedade muito grande de tipos. A Bélgica, por exemplo, se orgulha em dizer que possui mais de 365 variedades de cerveja. Ou seja, você pode beber um tipo de cerveja a cada dia do ano. E lá, com certeza, os cervejeiros sabem do que falam. Lógico, quando não tomaram os 365 tipos em apenas um dia.
Valeu amigos, vale a pena conferir.
Ah segue algumas cervejarias da região, é Bom Pakasss!!!
Roteiro das Cervejarias
BIERLAND - Blumenau
47 3337-3100
EISENBAHN - Blumenau
47 3488-7371
WUNDER BIER - Blumenau
47 3339-0001
ZEHN BIEER - Brusque
47 3351-6685
SAINT BIER - Forquilhinha
48 3463-3400
OPA BIER - Joinville
47 3467-0090
HOLZWEG - Lontras
47 3523-0277
KÖNIGS BIER - Jaraguá do Sul
47 3370-5544
DAS BIER - Gaspar
47 3397-8600
SCHORNSTEIN - Pomerode
47 3387-6655
BORCK - Timbó
47 3382-0587
Nenhum comentário:
Postar um comentário